Total de visualizações de página

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Vale do Itapocu e a Ciranda do Saber Português

Livro básico que serviu a geração de alunos dos anos 70, na Rede Estadual e Municipal, no Município de Guaramirim e Vale do Itapocu. Havia quatro volumes, os quais apresentavam significativas leituras sobre o folclore, campo, cidades, dentre outras temáticas, que auxiliavam o estudante absorver a cultura geral do idioma nacional, de forma muito simples, mas por meio de critérios didáticos-pedagógicos ajustados a nova pedagogia do Regime Militar.
Qunado ingressei como professor admitido em caráter (ACT), em 1982, logo nos anos que sucederam, conheci esta coleção de livro didático, em tratei de tê-los em minha biblioteca, para melhorar o meu desempenho técnico em sala de aula.
Em um dos cursos de capacitação, chamado de Mestre ùnico, tendo uma das cooordenadoras a Professora Leonir Pessate Alves (in memorian), aprendi a confeccionar fichas de leituras para os trabalhos individuais, destinados aos alunos autonomos e independentes. Para a época foi uma metodologia eficaz, para o professor sem muita bagagem ou experiência em sala de aula. Confecionávamos muitas fichas e agregavamos muitas atividades de leitura, interpretação e compreensão de textos.
Neste contexto, os livros da coleção Débora Neves, tornou-se importante instrumento de trabalho, para o professor da escola rural. A coleção de livros veio encontro da necessidade do aluno do meio rural, o qual encontrou cultura e saberes diversos. Vale a pena ter tido acesso a essa coleção de livros, que muito me auxiliaram, no desafio de construir a escola catarinense, em meio aos desafios e carêncais de material didático.

9 comentários:

Unknown disse...

ola , tudo bem como vai.
parabens por seu glog.
nossa quase não acreditei quando li que vc tem esta maravilhosa coleção:CIRANDA DO SABER.SERA QUE VC O LIVRO DA 3ªE 4ª-SERIE? SERA QUE ALGUEM TEM UM DESSE LIVROS DE PORTUGUES SOBRANDO PARA ME VENDER?
VC TEMBEM CONHECE A COLEÇÃO DA MESMA AUTORA:PORTUGUES MODERNO?
E-MAIL-freitas-981@hotmail.com
grato

Unknown disse...

ola .por quem estiver livros desta coleção:CIRANDA DO SABER ,
entra em contato , caso queira vender , por favor , os que tinha se molhou quando a água da chuva entreou em minha casa.

pelo amor de deus entre em contato comigo , tá.

email-freitas-981@hotmail.com
grato

Sueli disse...

boa tarde tbm estou atras da coleçao e da antiga 2 serie mais ainda entre em contato suelint08@htmail.com

Unknown disse...

Por gentileza tenho enteressentimento em comorar este livro pessoas que se comunique por meu email joselmachaves@hotmail.com

Fernanda Besantos disse...

Oi pessoal, alguem conhece algum grupo de pessoas que têm interesse de resgatar esses livros, cartilhas dos anos 80? autores como yolanda Marques, Deborah, Maria EuGênia? Tenho interesse nesses livros e já consegui alguns. Meu email é fernandabs2008@hotmail.com

Francislene Prado disse...

boa tarde, caso alguem tenha estes livros em pdf, gostaria que entrassem em contado...
francis.prado@hotmail.com

Unknown disse...

Amo esse livro

Mmmmmm disse...

Gostaria de adquirir a coleção do 2 ao 5 série .como faço ??

Mmmmmm disse...

Gostaria de adquirir essas coleções do 2 ao 5 ano .
Pfv entre em contato
patriciadiasmendonca8624@gmail.com