Total de visualizações de página

domingo, 19 de fevereiro de 2017

Königfest na Sociedade Onze União do Patrimônio - 06



Publicado em 15 de jan de 2017
Em 14 de janeiro, um sábado da estação de verão, os associados da Sociedade Onze União, do bairro Patrimônio, Município de Massaranduba (SC) e a tradicional Adler’s Band, do Vale Rio da Luz, de Jaraguá do Sul (SC) uniram-se para mais um evento de congraçamento do musikeverein e do König fest.
O evento iniciou às 18hs, no momento que o Senhor Marquardt fez o chamamento para concentração dos associados, para formação da fila e a organização da ritualística folclórica de buscas das majestades do tiro ao alvo.
O trajeto foi da sede social até a sede da Capela Católica de São Domingo Sávio, local onde foram incorporadas as majestades, seguido do regresso com toda corte. 
Na sede social da Sociedade Onze união aconteceu as homenagens e cumprimentos pelo público para as seguintes majestades:

Dirson Wulf (rei),
Roberto Schroeder (campeão),
Carlos Gustavo Skerke (vice-campeão)
Lenoir Fischer (1º cavalheiro), 
Jeferson Reck (2º cavalheiro).
Elenir Fischer (rainha),
Sandra Völz (1ª princesa),
Simoni Röhweder (2ª princesa),
(Toti) Elvira Friedmann Engelmann (campeã),
Onica Manke (vice-campeã)

Em seguida aconteceram as competições de tiro ao alvo no espaço da canja de bolão, jantar festivo, proclamação das novas majestades para o ano de 2018 e o baile tradicional regado pelo repertório eclético composto de músicas germânicas e do patrimônio musical brasileiro.
O bairro Patrimônio tem na cultural do tiro ao alvo as representações mais significativas do schützenverein, cuja tradição é símbolo da identidade dos teuto-massarandubenses. 
Além disso, a Sociedade Onze União mantém a tradição do imigrante e do colonizador europeu, alemães e pomeranos, cujos moradores remanescentes cultuam o seu patrimônio cultural, que agrega os visitantes simpatizantes da cultura do tiro ao alvo de outras sociedades dos municípios de Blumenau, Guaramirim, Schroeder e Jaraguá do Sul.
P.S. dança da polonaise ou polonese, um legado cultural e folclórico da colonização polonesa em Massaranduba, cuja tradição é mesclada pela cultura germânica dos alemães e pomeranos, para manter a unidade social e do bom convivio fraterno, em território catarinense, no Brasil
Ademir Pfiffer - Historiador

Nenhum comentário: