Total de visualizações de página

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Salão Barg - Rio da Luz – Königschuss – 02



Publicado em 5 de dez de 2016
Em 03 de dezembro de 2016, no ano das comemorações dos 101 anos de fundação da entidade associativista, Associação Recreativa e Cultural Rio da Luz - antigo Salão Voigt e Mathias - foi palco de mais uma festa de tiro rei do casal Aldisio Oliveira e Vera Lucia Dietrich. A corte foi completada pelos casais, Ivo e Venir Hornburg Steinert (1º ritte – cavaleiro e 1ª princesa) e Pio Zapellini e Rita Cássia da Silva (2º ritte – 2º cavaleiro e 2ª princesa).
O evento foi na sede social da entidade cultural funda pelos colonizadores pomerano-brasileiros em sua maioria e teuto-brasileiros.
A musicalidade foi por conta da Banda Diversom da cidade Blumenau (SC), sendo os títulos de majestades da festa disputados através da competição do caneco.
O evento, também de caráter folclórico, representa a força da herança influente da cultura germânica e remanescente no Vale do Rio da Luz, região privilegiada pela paisagem cultural brasileira.
Esse entendimento e a compreensão dessa política pública com chancela do Governo Federal é fator agregador de renda às famílias, que conhecem a história da sua origem e o valor da cultura germânica (pomerana e alemã), em Jaraguá do Sul (SC).
Ademir Pfiffer – Historiador

Nenhum comentário: