Total de visualizações de página

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Sociedade Comercial – Schützenverein – 01



Publicado em 12 de fev de 2017
Desde 13 de outubro de 1924, a Estrada Jacu Açu – uma referência a abundância da espécie do Jacu na Mata Atlântica – Município de Guaramirim (SC), tem presente a base organizacional do associativismo do tiro ao alvo.
As famílias pioneiras que implantaram a base do associativismo foram Wagner, Klitzke e Krause.
Assim, ao longo de quase um século muitas das memórias se perderam por conta dos regimes ditatoriais, que se instalaram no Brasil como a era Vargas e o regime militar. Além disso, o fenômeno do êxodo rural colaborou que parte da população daquela comunidade migrasse para o meio urbano e o Estado do Paraná.
Dessa forma, a Sociedade Esportiva e Recreativa foi refundada em maio de de1967, pois a nova geração sofreu com os impactos do sumiço da documentação, o Estatuto Social publicado no jornal Anoticia de Joinville (SC), no ano de 1924.
No sábado, 11 de fevereiro, os associados filhos dos colonizadores, uma minoria de remanescentes se reencontrou para reavivar a memória da tradição do Patrimônio do Schützenverein.
Na ocasião eram as majestades: Gabriel Baumann dos Santos, rei; Cristian Boech, 1º cavalheiro; Antonio Oechsler, 2º cavalheiro. Sendo a corte completada pela ala feminina: Eliane Nicocelli, rainha; Sara Oechsler, 1ª princesa e Dolores Siebel Völz, 2ª princesa.
O evento iniciou às 18 horas e teve um cronograma: concentração dos sócios, ritualística de busca de majestades (Vilmar Krüger, comandante e Adelaide Schaldag Stein, bandeireira), sessão de homenagem, competições de tiro rei e prêmio, jantar festivo, sagração das novas majestades e o baile social animando pela Banda Eco’s de Schroeder (SC).
Ademir Pfiffer – Historiador

Nenhum comentário: