Total de visualizações de página

terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Conjunto Rural Rio da Luz – Schützenverein – Baile típico dos Anos 60 - 10



Os moradores remanescentes do Conjunto Rural do Rio da Luz organizaram mais evento celebrando a cultura teuto-brasileira, o patrimônio imaterial do schützeverein – festa de tiro rei - conforme os costumes dos anos 60, na Sociedade Ribeirão Grande da Luz, Sohnstiefe, Município de Jaraguá do Sul (SC).
Nas edições anteriores, o evento do baile típico dos anos 60 contava com o incentivo do Fundo de Cultura do Município de Jaraguá do Sul. Desta vez, os teuto-brasileiros – pomeranos e alemães – por conta do associativismo organizaram a celebração da cultura germânica, que novamente foi um sucesso, tanto no quesito social e cultural.
A presença dos defensores do legado cultural dos antepassados, os associativista e simpatizantes fez a diferença, nem ausência da classe política – agentes facilitadores do Fundo de Cultura - não diminui o valor simbólico e o caráter, também de memória e folclore, que foi difundido no ponto de socaibilidade.
A tocata contratada para o evento era composta por músicos de Massaranduba, Blumenau e Pomerode. Assim, um roteiro foi programado: ritualística folclórica das majestades – carroceiros e troleiros se concentraram em frente à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, para recepcionar os músicos e os associativista do tiro ao alvo. De regresso à sede social aconteceu a sessão solene de homenagens, café colonial – com iguarias das festas de antigamente – competições de tiro ao alvo – baile social – à luz de lampião e tochas - sagração das novas majestades para a primavera austral de 2018.
O evento iniciou com a concentração de sócios às 17 h, em seguida partiu a caravana para a busca das seguintes majestades: Evanir Vasel, rei; Nilson Schweder, 1º cavalheiro e Ademar Hornburg, 2º cavalheiro.
Em 2018, pelo rodizio da festa, será novamente a sede da Associação Cultural e Recreativa Rio da Luz – Salão Barg, cujo rei será Valdecir Spredmann.
Todavia, é um desafio sensibilizar a nova geração, para a defesa do seu patrimônio, quer material e imaterial, pois as rupturas e as fragilidades deterioram os valores com o passar dos tempos, pois as redes sociais da rede mundial dos computadores criaram novos paradigmas de comportamento de vida, em relação à convivência comunitária entre os povos e a sociedade atual.
Através desse evento as seis sociedades de tiro ao alvo pelo projeto proponente e pelo registro da pesquisa buscam salvaguardar o patrimônio imaterial – as festas de tiro rei - do Conjunto Rural do Rio Luz, uma região que tem a presença dos pomeranos e alemães, desde a década de 60, do século XIX.
A inciativa das sociedades de tiro ao alvo do Conjunto Rural do Rio da Luz é um exemplo comunitário, para salvaguardar os hábitos e os costumes dos antepassados, em sintonia com a contemporaneidade. Dessa forma, ainda teremos muitas comemorações do schützenverein.


Ademir Pfiffer – Historiador

Nenhum comentário: