Total de visualizações de página

quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Sociedade Aliança - Festa de Rainha do bolão de mesa – 04



A Sociedade Esportiva Aliança de Rio Cerro Município de Jaraguá do Sul (SC) realizou o evento da festa rainha do bolão de mesa (Königin Partytisch Gewinnspiel), em 05 de agosto, na estação do inverno austral, com a finalidade de difundir a missão do associativismo, em forma do lazer social e cultural.
Através dessa modalidade esportiva o objetivo é atrair a participação da ala feminina, tanto a juventude, adultos e idosos.
Assim, a corte do evento de 2016, assim era composta por: Lurdes Rux, rainha; Vali Weiss, 1ª princesa e Asta König, 2ª princesa.
O café colonial foi o ponto alto do evento do evento teuto-brasileiro (pomerano e alemão), pois inúmeras iguarias tradicionais foram servidas, entre pães “ximiados” (Hering brot, wusch brot), rocambole, cucas, bolos, outras doçuras.
A Banda Só Virtude de Rio Cerro II abrilhantou a festa participando da ritualística folclórica da busca de majestades, tarde dançante e o baile social noturno.
Durante a tarde as associadas participaram das competições do bolão de mesa para proclamar a nova corte para o ano de 2018.
Nesta perspectiva vale ressaltar que, a Sociedade Aliança tem um compromisso com a construção da identidade cultural de Jaraguá do Sul de acordo com a Convenção da Unesco do ano de 2003, que regulamentou a cultura imaterial ou intangível no mundo inteiro, bem como sua preservação e disseminação.
Durante à tarde, a musicalidade da banda típica germânica movimentou o público na pista de dança, pois a tradição nesta entidade associativista tem importância e valor cultural conforme os costumes preservados ao longo dos anos.
Dessa forma, a comunidade participa dessa tradição folclórica da cultura germânica para dar continuidade ao legado cultural dos antepassados e reacender o ânimo da nova geração para salvaguarda desse patrimônio imaterial.


Ademir Pfiffer - Historiador

Nenhum comentário: