Total de visualizações de página

quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Sociedade 25 de Julho – 50 anos – Schützenverein – 03





Em continuidade as comemorações dos 50 anos de fundação da Sociedade 25 de Julho, no bairro 99, Município de Jaraguá do Sul, no sábado 12 de agosto aconteceu a festa de tiro ao alvo, símbolo do patrimônio do schützenverein e da identidade cultural jaraguaense.
As majestades do evento da estação do inverno austral foram: Mauricio Salomon, rei; Ademir Pfiffer, 1º cavalheiro e Adenor Milbratz, 2º Cavalheiro.
Pelas 16 horas foi servido café colonial, o qual foi organizado pela equipe de Gatti Ehlert, cujas iguarias eram de especialidades da cozinha típica germânica (pomerana e alemã).
A Banda Musicamp de Jaraguá do Sul musicalizou o evento, ritualística de busca das majestades, sob o comando do Senhor Hilberto Wagenknecht – trecho da sociedade até o antigo comércio de Wigando Meier – e tarde dançante.
Paralelo à tarde dançante, os associados e convidados disputaram as três classificações de destaque do evento: rei, 1º cavalheiro e 2º cavalheiro.


Assim sendo, essa entidade promotora das festas de tiro rei, também tem necessidade de assegurar a preservação do patrimônio imaterial ou intangível em conformidade com a Convenção do 2003, da Unesco.
A Sociedade 25 de Julho chegou aos 50 anos e tem dura missão de continuar a salvaguardar o patrimônio do schützenverein, razão da sua continuidade na defesa do legado cultural dos antepassados e da comunidade teuto-brasileira.
Esse órgão universal fundamentou a preocupação de cada comunidade no mundo inteiro, de buscar a salvaguarda do seu patrimônio material e imaterial, embora em constante vulnerabilidade, pois está em constante mutação.
Atualmente, tem enormes desafios como, de passar adiante as novas gerações, os conhecimentos dos antepassados.




Ademir Pfiffer – Historiador

Nenhum comentário: