Total de visualizações de página

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Centro Histórico de Jaraguá do Sul sofreu perdas irreparáveis com o sumiço do Bar Catarinense

Por quê o Bar Catarinense se tornou um ícone na história política, econômica, social e cultural de Jaraguá do Sul?Desde 1931, a edificação passou a fazer parte da paisagem urbana do Distrito de Jaraguá, ainda pertencente ao Muncípio de Joinville, até o dia 26 de março de 1934.
Quando o distrito ganhou emancipação, o bar catarinense passou local da eleites conservadoras e liberiais. Os partidos políticos advindos da Revolução de 30, como o PSD e a UDN, dividiam no mesmo espaço, a defesa dos velhos esquemas políticos, para chegar ao Poder do Executivo instalado na Rua Marechal Deodoro, na época uma rua lamacenta.
Os anos se passaram e o Bar Catarinense se tornou parada obrigatória para os que chegavam de trem à cidade. Ano a ano, o local foi palco de todas as transformações, as quais já elenquei e que ocorriam em Jaraguá do Sul, inclusive no Vale do Itapocu.
Por este legado cultural, que representa o local, quando o assunto é ponto de encontro e memória, o Bar Catarinense era esperado sua revitalização, para servir de refugio aos boêmios e românticos da cidade. Mas teve fim trágico, igual ao Salão Cristo Rei, Cine Jaraguá, Hotel Central, Capela Santa Emília (antiga Igreja São Sebastião), entre tantos outros exemplares arquitetônicos, que sumiram por erros no passado. E, agora qual o motivo da demolição?

Vista frontal do Bar Catarinese [S/D], na esquina das ruas Coronel Emílio Carlos Jourdan e Avenida Getúlio Vargas. A foto está disposta no interior do Centro Histórico de Jaraguá do Sul, área I, já revitalizada.
Sandra Baron e Simone Mattedi, a dura tarefa de enfrentar os desafios de presevar a história da cidade.

Nenhum comentário: