Total de visualizações de página

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Marco Zero da Era Vargas e Emílio da Silva

A história do Marco Zero de Jaraguá remonta à década de 30, época da administração do Prefeito Leopoldo Augusto Gerent, que sancionou a Lei nº 55, de 06-09-37, a qual estabeleceu o Ponto Central da cidade, ao lado da Estação Ferroviária - atual Centro Histórico - na Getúlio Vargas, Centro.
Todavia, aos 04 dias do mês de outubro de 1941, quando foi inaugurada sede da Prefeitura Municipal de Jaraguá, cuja edificação recebeu também, as instalações do Fórum e da Cãmara de Vereadores, na legislatura do Prefeito Tenente Leônidas Cabral Herbster. Mas, a primeira posse dos vereadores, só ocorreu na Era Dutra, por volta de 1947.
Na época, da inauguração do Prédio da Prefeitura foi relizado a instalação do novo MARCO ZERO da cidade, visto a atender as exigências doo Decreto do Presidente da República, Sr GetúlioVargas, que determinava a instalação desse elemento em frente a principal igreja das cidades brasileiras e prédios de Prefeitura.
Na década de 40, o Sr Emílio da Silva trabalhava no órgão do IBGE - antigo Instituto Nacional de Estatística (INE), fundado em1936, transformado em 1937, no IBGE - como funcionário municipal, encarregado da coleta, elaboração e processamento de estatística e dados de Jaraguá e do distrito de Hansa - atual Município de Corupá.
No Governo Irineu Pasold, em julho de 2003 foram colocados 4 arcos de pedra bruta (granito), nos quais foram fixados quatro placas de vidro, ao arredor do Marco Zerro, que se encontrava fincado na Praça Angelo Piazera - antiga Praça da Bandeira - com os símbolos do Município, sendo os quais: Bandeira, Brasão e Hino de Jaraguá, homenageando os autores dos mesmos, os senhores: Eugênio Victor Schmöckel, Moacyr Silva (Cilo), Rudolfo Francisco Hufenüsler, Alcesti Berri.
Os Srs Amadeus Mahfud (ex-Serventuário da Justiça) e Sidnei Marcelo Lopes (Diretor da Fundação Cultural da Prefeitura de Jaraguá do Sul), foram idealizadores da concepçao do Projeto de reinstalação do Macro Zero, agregado os símbolos municipais. Veja como ficou a reelaboração do espaço histórico em 2008, no Governo Moacir Antonio Bertoldi, com a recolocação dos símbolos municipais:
As placas resistentes às intempéres foram colocadas nos suportes de pedras, visto a informar o contexto do espaço, que narra os símbolos de Jaraguá do Sul e a história do Marco Zero.
O espaço do Marco Zero é o ponto de referência do centro do Município, um local de histórica e saberes.
O Marco Zero, na atual Praça Angelo Piazera, agregado ao Museu Histórico Muncipal "Emílio da Silva" é um espaço luz, para também compreender a evolução da paisagem urbanística da cidade jaraguaense.

Nenhum comentário: